Controle de Velocidade de Motor DC com PID no Cortex-M4

Neste tutorial, exploraremos uma das aplicações clássicas em sistemas embarcados: o controle de velocidade de um motor DC utilizando um algoritmo PID (Proporcional-Integral-Derivativo) implementado em um microcontrolador ARM Cortex-M4Visão geral dos microcontroladores ARM Cortex-M4Visão geral dos microcontroladores ARM Cortex-M4Descubra os microcontroladores ARM Cortex-M4, que oferecem eficiência, controle em tempo real e recursos avançados para aplicações industriais, médicas e mais.. A ideia fundamental é ilustrar os passos práticos e conceituais para alcançar um comportamento estável e preciso do motor, partindo da teoria básica do PID até a configuração de periféricos necessários para o controle.

Exposição Narrativa🔗

Imagine que você precisa controlar a velocidade de um motor DC em um projeto que exige precisão e estabilidade, seja numa pequena esteira transportadora ou em um carrinho de robótica. O desafio está em garantir que o motor mantenha a rotação desejada, mesmo quando surgem variações de carga ou flutuações de tensão. Nesse cenário, o PID se destaca como uma solução robusta: ele calcula o valor de saída (por exemplo, o nível de PWM) a partir de um erro – a diferença entre a velocidade desejada e a velocidade medida.

Entendendo o Essencial do PID🔗

O PID busca corrigir o erro entre o valor medido e o valor de referência, atuando em três frentes:

  • P (Proporcional): reage ao erro atual;
  • I (Integral): leva em conta a soma histórica do erro;
  • D (Derivativo): antecipa tendências futuras, analisando a “taxa” de mudança do erro.

Em termos matemáticos, o sinal de controle \(u(t)\) pode ser definido como:

$$ u(t) = K_p \, e(t) + K_i \int e(t)\, dt + K_d \frac{d\,e(t)}{dt} $$

onde \(e(t)\) é o erro (diferença entre a velocidade de referência e a velocidade que medimos no motor), enquanto \(K_p\), \(K_i\) e \(K_d\) são constantes de ganho do controlador.

Obtenção da Medida de Velocidade🔗

O primeiro passo para controlarmos a velocidade de um motor DC é medir essa velocidade. Para isso, normalmente se utiliza:

  • Encoders: sensores que fornecem pulsos conforme o eixo do motor gira.
  • Sensores de efeito Hall: acoplados a imãs no eixo do motor.
  • Técnicas de retroalimentação de corrente/tensão: para casos mais simples, embora menos diretos.

No Cortex-M4Visão geral dos microcontroladores ARM Cortex-M4Visão geral dos microcontroladores ARM Cortex-M4Descubra os microcontroladores ARM Cortex-M4, que oferecem eficiência, controle em tempo real e recursos avançados para aplicações industriais, médicas e mais., podemos usar um timer configurado para capturar pulsos de um encoder (por exemplo, mapeando um canal de captura de entrada). A cada pulso medido, ou a cada intervalo fixo de tempo, calculamos a velocidade do motor em rotações por minuto (RPM) ou em ticks por segundo.

Gerando o Sinal de Controle (PWM)🔗

Como o PID gera um valor de saída contínuo, e o motor DC é energizado por uma fonte digital (via driver ou ponte H), a técnica mais comum de acionamento é o PWM (Pulse Width Modulation). Para isso:

1. Configura-se um timer do Cortex-M4Visão geral dos microcontroladores ARM Cortex-M4Visão geral dos microcontroladores ARM Cortex-M4Descubra os microcontroladores ARM Cortex-M4, que oferecem eficiência, controle em tempo real e recursos avançados para aplicações industriais, médicas e mais. para gerar um sinal de PWM.

2. O valor do duty cycle (ciclo de trabalho) do PWM é atualizado a cada iteração do loop de controle, de forma a ajustar a potência entregue ao motor.

Ainda que o PID “pense” em termos de valor contínuo, o timer faz a conversão para o duty cycle apropriado, variando a largura do pulso.

Estrutura do Código e Loop de Controle🔗

Uma forma simples de organizar o programa consiste em:

1. Inicialização:

  • Configurar pinos ligados ao motor (saídas PWM).
  • Configurar pinos de captura (encoder/sensores).
  • Ajustar as variáveis de PID (\(K_p\), \(K_i\), \(K_d\)).

2. Loop Principal:

  • Medir a velocidade do motor (via encoder ou método escolhido).
  • Calcular o erro \( e(t) \) = velocidade de referência – velocidade medida.
  • Aplicar o algoritmo PID para determinar a nova saída \(u(t)\).
  • Ajustar o PWM de acordo com \(u(t)\).

O código costuma rodar em uma taxa de amostragemDesenvolvendo sistemas de aquisição de dados de alta velocidade com ARM Cortex-M4Desenvolvendo sistemas de aquisição de dados de alta velocidade com ARM Cortex-M4Descubra como configurar ADC e DMA no Cortex-M4 para aquisição de dados de alta velocidade, garantindo precisão, otimização e robustez. fixa (por exemplo, 1 kHz), o que significa que a cada 1 milissegundo o loop de controle é executado. Em muitas implementações, é comum usar uma interrupçãoGerenciamento de interrupções e exceções na arquitetura ARMGerenciamento de interrupções e exceções na arquitetura ARMDescubra como o Cortex-M4 gerencia interrupções e exceções com eficiência, explorando técnicas de empilhamento automático e NVIC para sistemas embarcados. de timer para disparar esse cálculo, garantindo periodicidade.

Ajuste dos Ganhos (Tuning do PID)🔗

Um dos pontos cruciais é ajustar corretamente os valores de \(K_p\), \(K_i\) e \(K_d\). Existem diversas técnicas para tuning do PID, desde métodos empíricos (como o Ziegler-Nichols) até abordagens manuais onde se começa ajustando \(K_p\) até que a resposta fique estável porém com certo overshoot, depois inclui-se \(K_i\) para reduzir o erro em regime estacionário, e por último adiciona-se \(K_d\) para amenizar oscilações.

Uma técnica de ajuste manual envolve:

1. Definir \(K_d = 0\) e \(K_i = 0\), variar \(K_p\) até obter uma resposta rápida, porém estável.

2. Introduzir \(K_i\) progressivamente até eliminar o erro de estado estacionário (quando o motor estabiliza em uma velocidade ligeiramente diferente do que foi pedido).

3. Refinar com \(K_d\) para corrigir oscilações exageradas (vibrações ou rápidas variações na velocidade do motor).

Considerações sobre o Cortex-M4🔗

A família Cortex-M4Visão geral dos microcontroladores ARM Cortex-M4Visão geral dos microcontroladores ARM Cortex-M4Descubra os microcontroladores ARM Cortex-M4, que oferecem eficiência, controle em tempo real e recursos avançados para aplicações industriais, médicas e mais. é bastante apropriada para esse tipo de aplicação, pois:

Além disso, dependendo do microcontrolador específico (por exemplo, linhas que incluem hardware timers dedicados a controle de motores), é possível ainda mais eficiência no gerenciamento de dead-times e de segurança elétrica.

Testes e Verificações🔗

Uma vez que o firmware esteja implementado, convém realizar testes práticos:

1. Verificar no osciloscópio se o PWM gerado corresponde ao valor calculado pelo PID (ou se há ruídos no sinal).

2. Testar variações de carga no motor para avaliar se o PID está rápido o suficiente para retornar à velocidade de referência sem oscilar demais.

3. Observar a temperatura e o consumo de energia no driver do motor e no Cortex-M4Visão geral dos microcontroladores ARM Cortex-M4Visão geral dos microcontroladores ARM Cortex-M4Descubra os microcontroladores ARM Cortex-M4, que oferecem eficiência, controle em tempo real e recursos avançados para aplicações industriais, médicas e mais., garantindo que tudo opere nos limites adequados.

Conclusão🔗

O controle de motor DC com PID em um Cortex-M4Visão geral dos microcontroladores ARM Cortex-M4Visão geral dos microcontroladores ARM Cortex-M4Descubra os microcontroladores ARM Cortex-M4, que oferecem eficiência, controle em tempo real e recursos avançados para aplicações industriais, médicas e mais. é um exemplo versátil e muito usado em projetos industriais e acadêmicos. A implementação exige atenção à medição de velocidade e ao ajuste fino dos ganhos do controlador, mas a arquitetura do Cortex-M4Visão geral dos microcontroladores ARM Cortex-M4Visão geral dos microcontroladores ARM Cortex-M4Descubra os microcontroladores ARM Cortex-M4, que oferecem eficiência, controle em tempo real e recursos avançados para aplicações industriais, médicas e mais. fornece periféricos e recursos que simplificam bastante esse processo. Uma vez bem projetado, esse sistema proporciona alta precisão e robustez de controle, abrindo caminho para aplicações como robótica, automação de bancadas e dispositivos de manufatura inteligente.

Com esse conhecimento, engenheiros, estudantes e entusiastas podem lidar de forma mais confiante com os desafios de controle de motores em sistemas embarcados, preparando-se para criar soluções mais complexas e avançadas em seus projetos futuros.

Autor: Marcelo V. Souza - Engenheiro de Sistemas e Entusiasta em IoT e Desenvolvimento de Software, com foco em inovação tecnológica.

Referências🔗

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