Entenda os Fundamentos de MUX e DEMUX na Eletrônica Digital

Este tutorial aborda MultiplexadoresCircuitos Combinacionais: Somadores, Subtratores e MultiplexadoresCircuitos Combinacionais: Somadores, Subtratores e MultiplexadoresExplore as funções essenciais dos circuitos combinacionais, abrangendo somadores, subtratores e multiplexadores, e aprenda seus princípios de operação. (MUX) e Demultiplexadores (DEMUX), componentes essenciais em sistemas de eletrônica digital. Eles permitem, de forma seletiva, direcionar sinais entre diversos pontos de um circuito, otimizando o uso de linhas de transmissão e reduzindo complexidade. A seguir, veremos seus princípios de funcionamento, tabelas de verdade e aplicações práticasÁlgebra Booleana e Lógica Digital: Teoremas de De Morgan: demonstração e aplicação práticaÁlgebra Booleana e Lógica Digital: Teoremas de De Morgan: demonstração e aplicação práticaDescubra como os Teoremas de De Morgan simplificam circuitos digitais. Entenda demonstrações, tabelas verdade e aplicações práticas., de maneira clara e direta para quem está construindo uma base sólida em eletrônica digital.

Contexto e Definição🔗

MultiplexadorCircuitos Combinacionais: Somadores, Subtratores e MultiplexadoresCircuitos Combinacionais: Somadores, Subtratores e MultiplexadoresExplore as funções essenciais dos circuitos combinacionais, abrangendo somadores, subtratores e multiplexadores, e aprenda seus princípios de operação. (MUX)

O multiplexadorCircuitos Combinacionais: Somadores, Subtratores e MultiplexadoresCircuitos Combinacionais: Somadores, Subtratores e MultiplexadoresExplore as funções essenciais dos circuitos combinacionais, abrangendo somadores, subtratores e multiplexadores, e aprenda seus princípios de operação. é um dispositivo que seleciona um, entre vários sinais de entrada, e conduz esse sinal para a saída. Em outras palavras, o MUX atua como um “roteador digital”, escolhendo qual entrada deve aparecer na saída em determinado instante.

Demultiplexador (DEMUX)

O demultiplexador faz a operação inversa ao MUXCircuitos Combinacionais: Somadores, Subtratores e MultiplexadoresCircuitos Combinacionais: Somadores, Subtratores e MultiplexadoresExplore as funções essenciais dos circuitos combinacionais, abrangendo somadores, subtratores e multiplexadores, e aprenda seus princípios de operação.: recebe um único sinal de entrada e, por meio de suas linhas de seleção, encaminha esse sinal para uma (e somente uma) das várias saídas possíveis.

  • Um DEMUX típico é denotado por “1 para N” ou 1:N.
  • Ele possui 1 entrada de dados, k linhas de seleção e N saídas, onde \( N = 2^k \).
  • Somente uma saída é ativada por vez, encaminhando o sinal de entrada.

Visualizando o Funcionamento🔗

A estrutura genérica de um MUX deposita-se em portas lógicasPortas Lógicas Fundamentais: AND, OR, NOT, NAND, NOR, XOR e XNORPortas Lógicas Fundamentais: AND, OR, NOT, NAND, NOR, XOR e XNORDescubra as funções das portas lógicas (AND, OR, NOT, NAND, NOR, XOR, XNOR) por meio de exemplos e tabelas-verdade para eletrônica digital. que, internamente, realizam a seleção conforme as linhas de seleção (S). Já no DEMUX, o sinal de entrada (In) é replicado em portas que habilitam apenas uma saída de cada vez.

Exemplo de Diagrama MUX 2:1

flowchart LR A(Input0) --> MUX B(Input1) --> MUX S(Selection) --> MUX MUX --> Y(Output)

Neste exemplo, há duas entradas (Input0 e Input1), uma linha de seleção (Selection) e uma saída \( Y \).

  • Se Selection = 0, a saída é igual a Input0.
  • Se Selection = 1, a saída é igual a Input1.

Exemplo de Diagrama DEMUX 1:2

flowchart LR In(Input) --> DEMUX S(Selection) --> DEMUX DEMUX --> O0(Output0) DEMUX --> O1(Output1)

Com uma entrada (Input) e duas possíveis saídas (Output0 e Output1), a linha de seleção (Selection) habilita apenas uma das saídas por vez.

Tabelas de Verdade🔗

Tabela de Verdade de um MUX 2:1

S (seleção)Saída (Y)
0I0
1I1

Interpretação: Quando S = 0, a saída fica igual a I0; quando S = 1, a saída fica igual a I1.

Tabela de Verdade de um DEMUX 1:2

S (seleção)O0O1
0In0
10In

Interpretação: Quando S = 0, o sinal de entrada (In) aparece apenas em O0; quando S = 1, o sinal aparece apenas em O1.

Aplicações Práticas🔗

1. Economia de linhas de transmissão: Em sistemas com vários sinais, podem-se usar multiplexadoresCircuitos Combinacionais: Somadores, Subtratores e MultiplexadoresCircuitos Combinacionais: Somadores, Subtratores e MultiplexadoresExplore as funções essenciais dos circuitos combinacionais, abrangendo somadores, subtratores e multiplexadores, e aprenda seus princípios de operação. para compartilhar um único canal físico. Assim, diversos sinais são enviados/recebidos de forma alternada, reduzindo custos e complexidade de cabeamento.

2. Seleção de dados em microcontroladoresMicrocontroladores e Microprocessadores: Diferenças e Aplicações PráticasMicrocontroladores e Microprocessadores: Diferenças e Aplicações PráticasDescubra as principais diferenças, arquiteturas e aplicações de microcontroladores e microprocessadores para projetos digitais modernos.: MUXsCircuitos Combinacionais: Somadores, Subtratores e MultiplexadoresCircuitos Combinacionais: Somadores, Subtratores e MultiplexadoresExplore as funções essenciais dos circuitos combinacionais, abrangendo somadores, subtratores e multiplexadores, e aprenda seus princípios de operação. são frequentemente usados para escolher qual sensor ou periférico está lendo/escrevendo dados em um determinado momento, sem precisar de pinos dedicados para cada sinal.

3. Expansão de sinais: DEMUXs são utilizados quando se deseja direcionar um sinal a múltiplos pontos, ativando apenas uma saída de cada vez (por exemplo, acionar um display ou selecionar um destino específico em um barramento de dados).

4. Controle e roteamento em sistemas digitais: Rotas de áudio, vídeo ou dados em sistemas embarcados, especialmente em projetosIntrodução ao SystemVerilog: História e EvoluçãoIntrodução ao SystemVerilog: História e EvoluçãoDescubra a trajetória do SystemVerilog, sua origem a partir do Verilog, e os marcos que transformaram a verificação de hardware na indústria digital. que envolvem IoT e robótica, podem se beneficiar de MUX e DEMUX para orquestrar fluxos de dados.

Exemplo Prático: Selecionando Sinais de Sensores🔗

Imagine que você tem dois sensores (temperatura e umidade), mas apenas um canal de leitura no microcontroladorMicrocontroladores e Microprocessadores: Diferenças e Aplicações PráticasMicrocontroladores e Microprocessadores: Diferenças e Aplicações PráticasDescubra as principais diferenças, arquiteturas e aplicações de microcontroladores e microprocessadores para projetos digitais modernos.. Utilizando um MUX 2:1:

Ao ajustar S = 0, o microcontroladorMicrocontroladores e Microprocessadores: Diferenças e Aplicações PráticasMicrocontroladores e Microprocessadores: Diferenças e Aplicações PráticasDescubra as principais diferenças, arquiteturas e aplicações de microcontroladores e microprocessadores para projetos digitais modernos. “enxerga” o valor da temperatura; com S = 1, ele lê a umidade. Dessa forma, dois sinais ocupam apenas uma linha de leitura no microcontroladorMicrocontroladores e Microprocessadores: Diferenças e Aplicações PráticasMicrocontroladores e Microprocessadores: Diferenças e Aplicações PráticasDescubra as principais diferenças, arquiteturas e aplicações de microcontroladores e microprocessadores para projetos digitais modernos..

Conclusão🔗

Os multiplexadoresCircuitos Combinacionais: Somadores, Subtratores e MultiplexadoresCircuitos Combinacionais: Somadores, Subtratores e MultiplexadoresExplore as funções essenciais dos circuitos combinacionais, abrangendo somadores, subtratores e multiplexadores, e aprenda seus princípios de operação. e demultiplexadores são essenciais na seleção e distribuição de sinais em sistemas digitais. Compreender seu funcionamento, tabela de verdade e aplicações práticasÁlgebra Booleana e Lógica Digital: Teoremas de De Morgan: demonstração e aplicação práticaÁlgebra Booleana e Lógica Digital: Teoremas de De Morgan: demonstração e aplicação práticaDescubra como os Teoremas de De Morgan simplificam circuitos digitais. Entenda demonstrações, tabelas verdade e aplicações práticas. permite projetar circuitos mais eficientes, especialmente em contextos como microcontroladores, sistemas embarcados, automação e IoT. Você poderá aproveitar ao máximo os recursos de hardware, economizando portas e simplificando roteamento de dados.

Siga em frente aprofundando os conceitos em outros circuitos combinacionais, sempre focando na prática e em modelos de simulação para consolidar o aprendizado. Em conjunto com o design de portas lógicas, somadores e subtratores, o MUX/DEMUX forma a base de sistemas cada vez mais sofisticados na Eletrônica Digital.

Próximos Passos Recomendados

Este tutorial encerra a apresentação de MUXCircuitos Combinacionais: Somadores, Subtratores e MultiplexadoresCircuitos Combinacionais: Somadores, Subtratores e MultiplexadoresExplore as funções essenciais dos circuitos combinacionais, abrangendo somadores, subtratores e multiplexadores, e aprenda seus princípios de operação. e DEMUX, importantes blocos para a seleção de dados. Continue praticando e testando em softwares de simulação ou em protoboardsProtoboardProtoboardDescubra como montar circuitos usando uma protoboard. Tutorial simples e direto, ideal para estudantes de eletrônica digital sem experiência prévia. para ganhar domínio e segurança na manipulação desses circuitos.

Autor: Marcelo V. Souza - Engenheiro de Sistemas e Entusiasta em IoT e Desenvolvimento de Software, com foco em inovação tecnológica.

Referências🔗

Compartilhar artigo

Artigos Relacionados